Procurando explorar as inúmeras formas de contar histórias, esta trupe junta-se para brincar com os livros, com as imagens e com as paisagens que se desenham no imaginário infinito que as palavras podem criar!
Cada história é uma história…
Jogamos e brincamos com o imprevisível de quem nos escuta, da forma como nos escuta e vê, tal como nas múltiplas leituras que podemos fazer de uma história escrita num livro e por um determinado autor.
Esta trupe possui algumas propostas que apresenta para diferentes públicos, mas também está disponível e aberta a outras propostas por parte dos diversos públicos.
Cada história, uma viagem…
Esperamos que embarquem nesta trupe, rumo a muitas aventuras!

FICHA ARTÍSTICA: Criação, construção e interpretação: Isabel Legoinha e Mara Maravilha


FIGOS
Pré escolar e 1º ciclo | Limite: 50 alunos | Duração: 40 minutos

A trupe de histórias chega para contar mais uma história. Desta vez, vamos ouvir e ver “os figos são para quem passa”. Uma divertida viagem por paisagens visuais que se criam a partir da invenção de figuras que dialogam com o livro, com a palavra e com as reações fantásticas das crianças que embarcam neste contar logo desde o nascimento misterioso de uns seres estranhos!
Serão mesmo os figos para quem passa?!


A RAINHA DAS CORES
Pré escolar e 1º ciclo | Limite: 50 alunos | Duração: 30 minutos

A trupe de histórias chega para contar mais uma história. Desta vez, vamos ouvir e ver “A rainha das cores”. Uma divertida viagem que explora e cria, através da manipulação de tecidos, paisagens visuais inventadas/cenários, que acompanham a palavra falada.
Vivemos num mundo de cores, é certo… mas será que as vemos com todas as suas nuances? Com todos os seus tons? Com todas as suas emoções, sons, sabores,…?
As cores habitam o mundo, mas também habitam em nós!
Se imaginarmos o mundo como um castelo, onde vive uma rainha sem cor, o que faríamos por ela?
Esta é uma história colorida, em todos os seus sentidos, que nos leva por um mundo encantado onde todos os sentimentos se misturam com palavras, gritos e gargalhadas…
Vem sonhar e voar nestas cores mágicas!


LAGARTO
4ªano e 2º ciclo | Limite: 50 alunos | Duração: 40 minutos

A trupe de histórias chega para contar mais uma história. Desta vez, vamos ouvir e ver “o lagarto” uma história de José Saramago, criada no âmbito das comemorações do centenário do escritor. Uma divertida viagem por paisagens visuais que se criam a partir das ilustrações do livro, a invenção de outras figuras que dialogam com a palavra e com as reações fantásticas das crianças que embarcam neste contar logo desde o nascimento misterioso de uns seres estranhos! Uma performance criada para fazer uma pequena viagem pelo universo infantil de José Saramago.


Zunzum > Teatro > Teatro: Em cena

TEATRO ONOMATOPEIA

O Teatro Onomatopeia é o grupo de teatro da Zunzum que tem feito da itinerância o seu palco. Nascido em 2007 da necessidade de criar na cidade de Viseu um núcleo teatral dinamizador, a Zunzum-Ac fez do teatro um dos seus principais eixos criativos.

Privilegiando o teatro infantojuvenil, muitas têm sido as criações produzidas, como a "Juntos na Algibeira", "Contárvores", “As Viagens do Ferro Velho”, “Peter Pan”, “Amá-la com Estórias”, “Inspectores da Bicharada”, "Polichinelo", "Piratas ecológicos", e mais recentemente as peças "Folhas da Primavera" e a intergeracional "No Tempo da Menina dos Cabelos Brancos".
Ao nível da criação experimental e outros públicos, de destacar as peças “Os Emigrantes” e o “Teatro de Fachada”, este último ainda em cena, bem como a nova produção, a maior realizada pela Zunzum até 2015, “Câmara de Eco”. Ainda dentro das criações do Teatro Onomatopeia destacamos as peças " Coretos - Lugar de Memória", "Os Emigrantes", "Teatro De Fachada", "Câmara de Eco" e por último a peça "Palavras Lavadas" em cena a partir de 2017.



O Teatro Onomatopeia é o grupo de teatro da Zunzum que tem feito da itinerância o seu palco. Nascido em 2007 da necessidade de criar na cidade de Viseu um núcleo teatral dinamizador, a Zunzum-Ac fez do teatro um dos seus principais eixos criativos.

 


fevereiro, 2024

Sem Eventos