Zunzum > Outono Quente > Outono Quente 2015 > ORQUESTRA DE FOLES



10.OUT.2015

 

Hora: 22:30

Local: Recinto – Parque Aquilino Ribeiro

Público geral

Entrada: 4 € (inclui entrada para os dois espetáculos da noite)

[Classificação: Música]

 

SINOPSE

A Orquestra de Foles é um projeto musical da Associação Gaita-de-Foles: uma formação composta por instrumentos tradicionais, onde se incluem meia dúzia de gaitas e um trio de percussão. Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de destaque que merece. Na rua ou no palco, esta sinfonia de foles, ponteiros, roncos, peles e aros, promete o rigor de uma orquestra com a irreverência dos gaiteiros.

Continuando o percurso de outras bandas como Gaitafolia e Cornes, a Associação Gaita-de-Foles lança mais um projeto para mostrar este instrumento e as suas potencialidades. Desde a sua criação, a Escola da Associação tem cumprido o seu papel de ensino e divulgação da gaita-de-foles, e tem vindo a formar uma nova geração de gaiteiros – conscientes da diversidade e riqueza do instrumento, conhecedores da sua história e abertos à inovação.

Surge então a necessidade de criar um ponto de encontro entre professores e alunos que foram passando pela escola, abrir espaço para a sua exploração criativa e estabelecer uma ponte com o público. É desta forma que nasce e se projeta o futuro deste grupo, que gira essencialmente à volta da paixão pela gaita, juntando vivências musicais atuais e influências diversificadas, não esquecendo o reportório desde sempre associado a este instrumento, com especial destaque para a sua ligação a Portugal.

A Orquestra de Foles inventa assim a sua identidade musical, integrando temas tradicionais e composições originais, técnicas antigas e arranjos contemporâneos.

 

FICHA TÉCNICA

Gaita-de-fole Galega, Gaita Transmontana, Pandeireta: Ana Taipas

Gaita-de-fole Galega, Gaita Transmontana, Flauta de Tamborileiro: Gustavo Portela

Gaita-de-fole Galega: Jaime Correia

Gaita-de-fole Galega, Gaita Transmontana: João Cleto

Gaita-de-fole Galega, Gaita Transmontana: João Tiago Morais

Gaita-de-fole Galega: Miguel Grilo

Caixa: Paulo Magueijo

Caixa: Rita Nóvoa

Gaita-de-fole Galega: Rui Pereira

Caixa | Tiago Araújo

Gaita-de-fole Galega, Gaita Transmontana: Tiago Esteves

Bombo: Vasco Ribeiro Casais

Direção Musical: Ana Pereira

Imagem e Produção: Ana Taipas e João Cleto