Zunzum > Outono Quente > Outono Quente 2015 > TRANSE SINFÓNICO – Fanfarra Kaustika



10.OUT.2015

 

Hora: 23:30

Local: Recinto – Parque Aquilino Ribeiro

Público geral

Entrada: 4 € (inclui entrada para os dois espetáculos da noite)

[Classificação: Música]

 

SINOPSE

A Fanfarra Káustika (FK), definida pela vontade constante de recriar e inovar, consiste num coletivo de músicos que se conhecem pessoal e musicalmente, por estarem ligados desde novos à música filarmónica e às bandas.

O projeto em questão tomou a sua forma quando, em 2007, por altura da passagem do grupo Fanfare Ciocarlia em Portugal, a FK reinterpretou algumas das suas músicas para a sua receção. O êxito de tal prestação permitiu então dar uma exposição real do projeto a nível nacional. Até 2009, foi solicitada para mais de 60 atuações por todo o território português, em inúmeros festivais, espetáculos de rua, etc. Com a experiência de estrada acumulada, o projeto consolidou a sua forma artística em torno de uma linguagem e performance próprias, adquirindo a sua identidade.

A partir de 2011, após a estreia do espetáculo “Punk Filarmónico”, a FK vem apresentando apenas temas originais, pautados num registo único: o estilo Káustiko – Punk Filarmónico.

Resultando da convergência de várias influências, uma vez que a FK é composta por elementos especializados nas mais diversas áreas da música, o estilo Káustiko tem pois tudo que ver com a vontade de abrir e trilhar novos caminhos musicais, que se revelam em palco numa sonoridade escura combinada com uma atitude eletrizante e altamente contagiosa!

 

‘Transe Sinfónico’ é um álbum composto por temas originais. A história do disco funde-se com a história da própria banda, um projeto musical que abrange músicos especialistas nas mais diversas áreas, desde o jazz ao erudito, passando pela música tradicional do mundo. Se do transe se depreende um estado alterado da consciência, uma viagem, já o sinfónico remete-nos para uma sonoridade erudita, requintada, cuidada. Nesta envolvência de conceitos, quase díspares, Transe Sinfónico procura proporcionar uma viagem que abrange vários estilos e linguagens musicais e que os funde de forma própria e única.

 

FICHA TÉCNICA

Saxofone alto: João Mortágua

Saxofone tenor: Rodrigo Neves

Trompetes: Brian Carvalho e João Condesso

Trombone tenor: Gabriel Dias

Trombones baixo: Júlio Sousa e Rui Bandeira

Tuba: Marco Freire

Sousafone: Abílio Liberal

Percussões: Gonçalo Garcia

Bateria: Pedro Vasconcelos

Compositores: Wrainer Samuel e Marco Freire