Zunzum > Outono Quente > Outono Quente 2015 > DANÇAS TRADICIONAIS EUROPEIAS



11.OUT.2015

 

Hora: 17h00

Local: Parque Aquilino Ribeiro

Entrada gratuita

Público geral

Com Monitora de Danças

[Classificação: Outono Quente Para Todos]

 

SINOPSE

A cinco brilhantes músicos junta-se uma excelente bailarina que orienta e reinventa os bailes ao som de música tradicional europeia, acrescente-lhes boa disposição e originalidade e temos os Monte Lunai. Podem não ter metralhadoras nem bombas, mas têm algo talvez mais temível ainda: o poder irresistível de fazer dançar. Nunca subestimem o poder.

 

A reinvenção tem que ser feita, contudo, dentro dos limites da estrutura da dança intrínseca a cada canção. Existe por isso nos Monte Lunai uma tensão permanente entre a predisposição para a experimentação e a sua orientação para o baile: demasiada experimentação confundiria os passos de dança, ao mesmo tempo que uma concentração excessiva no baile seria um entrave à inovação criativa. É neste equilíbrio permanente entre polos opostos que a banda lisboeta tece o seu som.

 

Os sinais dessa reinvenção são vários e começam logo pelos instrumentos: o contrabaixo, a bateria, o didgeridoo australiano não são definitivamente os instrumentos típicos destas danças. Mas a renovação principal não reside aí mas sim na harmonização: se as melodias originais são genericamente aceites, são construídas por vezes harmonias radicalmente novas que lhes dão um colorido bem diferente, veja-se o caso dos acordes complexos e pouco habituais da portuguesa “Passo Dobrado”.

 

Por fim, há pequenos apontamentos de fusão com outros géneros, que denunciam a formação artística eclética dos seus músicos: em “Zurca” existe um momento em que o contrabaixo de Pedro Teixeira e a bateria de Tiago Oliveira começam a “swingar” à jazz e no Hassapiko Nostálgico (uma dança tradicional grega).

 

FICHA TÉCNICA

Monitora de Danças

Flautas, Gaitas de Foles, Clarinete Popular, Didgeridoo, Rauschpfeifen: Miguel Barriga

Violino, Voz: Denys Stetsenko

Guitarra, Voz: Jorge Anacleto

Contrabaixo, Baixo, Voz: Pedro Teixeira

Bateria, Guitarra: Tiago Oliveira

Monitora de Danças: Patrícia Vieira