Zunzum > Outono Quente > Outono Quente 2013 > Galandum Galundaina



12.OUT.2013

Hora: 23h00

Local: Parque Aquilino Ribeiro

Entrada gratuita

Público geral

[Classificação: Outono Quente Para Todos]

SINOPSE

Galandum Galundaina é um grupo de música tradicional mirandesa criado com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda.

Em 15 anos de existência o grupo desenvolveu vários trabalhos. Para além da edição de três discos e do DVD ao vivo, também são de sua responsabilidade a padronização da gaita-de-foles mirandesa e a organização do Festival Itinerante de Cultura Tradicional “L Burro i l Gueiteiro”.
Ao longo dos últimos anos o grupo interessou-se pela construção de instrumentos musicais de raiz tradicional e actualmente grande parte dos instrumentos usados em concerto são da sua autoria.

Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais.
Do roteiro do grupo fazem parte alguns dos mais importantes festivais de música tradicional/”world music” em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

FICHA TÉCNICA

Paulo Preto Voz, sanfona, gaita de fole mirandesa, gaita sanabresa, dulçaina, flauta pastoril e tamboril

Paulo Meirinhos Voz, bombo, rabel, gaita de fole galega, realejo, garrafa, gaita de fole mirandesa, castanholas, pandeireta, pandeiro mirandês, triângulo

Alexandre Meirinhos Voz, caixa de guerra, bombo, bendir, almofariz, chacalacas, cântaro, pandeiro mirandês

Manuel Meirinhos Voz, flauta pastoril, tamboril, flauta de osso, kaval, flauta transversal, bombo, pandeiro mirandês, tracanholas, charrascas

www.galandum.co.pt