Alberto Costa


É Animador Cultural na APPACDM Viseu desde 1992. É o responsavel pelo núcleo de animação desta organização, tendo em 1996 criado o Grupo de Teatro Pimpampum.

Participou em vários espectáculos/projectos de teatro como actor. Foi elemento da direção do Cine Clube de Viseu. Colabora com a Zunzum A.C. desde 2014, fazendo parte do corpo artistico.


Aliosman Ahmed


Aliosman Nezhdet Ahmed é actor, escritor e encenador de teatro. Nasceu em 1989 e reside em Portugal desde 2004. Participa ativamente em projetos artísticos e culturais desde 2006. Como escritor de teatro tem 14 peças de teatro originais. No Festival Teatro Jovem Viseu ganhou os seguintes prémios de melhor interpretação masculina em 2007, 2009, 2015; Melhor texto original em 2009; Melhor peça de teatro em 2008 e 2013. Para além do teatro tem interesse em varias áreas como fotografia, magia, línguas e animação cultural.
É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade da Beira Interior. Em 2015 e 2016 foi assistente de encenação do projeto K Cena com Graeme Pulleyn no Teatro Viriato. Neste momento está a frequentar a licenciatura de Teatro – Interpretação na ESMAE (Escola Superior de Musica e Artes de Espectáculo).


Ana Morgado


Licenciada em Professores do 1º CEB e especializada em Animação Sociocultural tem formação em dança e teatro, áreas onde tem desenvolvido diferentes projetos.

Professora de Expressões e instrutora de fitness, dedica-se também às terapias. Colabora com a Zunzum desde 2010 em projetos de teatro e animação cultural como intérprete.


André Cardoso


Licenciado em Ensino de Música, na área vocacional de Guitarra Clássica pela Universidade de Aveiro. Lecciona no Conservatório Regional de Música de Viseu desde 2006. Artisticamente apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Participa em variados projectos de Teatro, Dança e Música. Fundador e membro da direcção artística da Zunzum A.C. desde 2007. Programador do festival ‘Outono Quente’ desde a sua génese. Ganhou o ‘Prémio Zeca Afonso’ – 2009, no Festival Cantar Abril e o ‘Prémio Adriano Correia de Oliveira’, em 2014.


André Ferreira


André Ferreira licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu. Profissionalmente, está ligado às áreas performativas como a animação de rua/eventos, performances e teatro; realiza trabalhos de fotografia e vídeo em freelance. Iniciou o trabalho como ator amador em 2008 data da primeira participação no Festival de Teatro Jovem em Viseu, no qual já arrecadou um prémio de melhor peça de sua autoria em 2013, participou em diversos espetáculos de teatro, de rua, curtas-metragens e como figurante num filme de António Pedro Vasconcelos.

Colabora desde 2009 com uma Associção Cultural em Lordosa no Distrito de Viseu nomeadamente no Departamento Cultural onde elabora projetos variados. Colabora com a ZunZum desde 2013 como ator e animador.


Carlos Figueiredo


Licenciado em Engenharia Física e Doutorado em Media Digitais (2014). Colaborador da Zunzum desde 2012 nos domínios da inovação, gestão e modelo organizacional. Tem uma forte experiência profissional e académica em vários ambientes multiculturais, nomeadamente em Portugal, EUA, Alemanha, Irlanda, Marrocos e Itália, nomeadamente no domínio dos digital media e das áreas de gestão de Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I&DI), gestão empresarial e de equipas multidisciplinares. Fundador da “Edit on Web – Edição de Ciência e Cultura” (2003-2010). Atualmente é gestor de projetos de I&DI na TOMI World.


Daniela Fernandes


Licenciada em Animação Cultural (2009), Pós-Graduada em Arte, Design e Multimédia (2014), orientou os seus estudos teóricos e práticos para as artes da Performance de Rua e cenografia e Figurinos. É assistente de sala no Teatro Viriato desde 2006. Foi formadora de unidades de curta duração do módulo Animação de Bibliotecas na escola Secundária de Oliveira do Hospital (2010). Foi responsável pela criação e produção da performance Multissensorial Era uma vez (2015). Freelancer nas áreas de animação e designer. Formadora parcial de expressões artísticas na APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (2015). Desde de 2011 que tem desenvolvido vários trabalhos de Animação, criação de figurinos e cenografia com a Zunzum-ac, onde atualmente é colaboradora e desempenha essencialmente a função de produtora geral.


David Silva


Terminou o curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos em 2013, e concluiu do Curso Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos em 2015.

Frequenta a Licenciatura em Engenharia Informática desde 2015. Gestor do domínio zunzum-ac.pt, colabora numa plataforma de promoção da Zunzum A.C. no ramo da Informática desde 2012.


Isabel Costa


Licenciada em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu.
Durante 10 anos trabalhou como Assistente Educativa na educação pré-escolar para a Câmara Municipal de Viseu.
Em 2013 iniciou uma experiência em Angola também na educação pre escolar, até 2016.
Desde então que tem vindo a colaborar de forma mais participativa com a Zunzum em animações e produções.
Alguns trabalhos de interpretação em:
“Ama-lá com estórias” em 2012- projecto zunzum
“Aldeia dos insectos” em 2009 -projecto de estágio curricular – Melhor interpretação feminina em 2009.


Jorge Justo


Licenciado em Professor do 2º CEB, na variante de EVT e Pós-graduado em Animação Artística tem repartido a sua vida entre a leccionação, a criação, ensaio e apresentação de projectos teatrais, musicais e de animação. Presentemente no teatro colabora com a Zunzum – Associaçao Cultural como actor e encenador, e desempenha funções de encenador e director artístico no Teatro Hábitos – Associação cultural. Na música, integra o projecto de música portuguesa Alma do Luso como guitarrista, compositor e intérprete.


Lara Cindy


Concluiu o curso Profissional de Animação Sociocultural (2013) Licenciada em Animação Cultural (2017) , frequenta neste momento a pós graduação Criação artística audiovisual.
Trabalhos como Atriz no Teatro da Academia ” JJ&C” Menina Júlia de Strindberg , Festival do Teatro Jovem 2015 prémio melhor peça “Musical Utopia”, em 2016 ” Prédio ameias” onde obteve um prémio de melhor interpretação feminina. Projectos desenvolvidos: Jardins efémeros instalação e performance “acrílico sobre a pele ” (2017) ; Animação Infantil ; Encenação da peça teatral “Porta Aberta” ; Participação na peça Teatral ” Estrangeiras”, como figurante, contra regra e produção na Tenda Produções.
Trabalhos realizados como animadora e atriz para a ZunZum.


Márcia Leite


Formação inicial como Professora do Ensino Básico – variante Matemática e Ciências da Natureza e Mestrado em Animação Artística.

Desde 1991 que está ligada ao associativismo e à criação artística. Em 2009, integra a equipa da Zunzum como dirigente associativa e a nível da gestão, produção, criação e projetos com a comunidade. Também é docente na Escola Profissional de Torredeita do curso de Animação Sociocultural desde 2013|2014).


Mariana Veloso


Formação académica no domínio das Artes do Espetáculo: Licenciatura em Animação Cultural e Mestrado em Animação Artística. Experiência profissional em gestão, produção e criação artística na Zunzum – Associação Cultural desde 2010.

Dirigente Associativa da Zunzum – Associação Cultural desde 2010. Docente do Departamento de Comunicação e Artes da ESEV do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) desde o ano letivo 2011/2012.


Marlene Ferreira


Licenciada em Publicidade e Relações Públicas e aluna de Mestrado em Comunicação Aplicada na Escola Superior de Educação de Viseu. Vasta experiência comunicacional e organizacional, adquirida ao longo dos estudos e estágios realizados.


Norberto Gonçalves


Licenciatura no Curso de Gestão de empresas da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Técnico Oficial de Contas inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas com o número 61642, Sócio gerente e TOC responsável da empresa Norberto Gonçalves, Unipessoal, Lda.


Patrícia Santos


Licenciada em Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu.
Em seguimento do estágio curricular na Zunzum Associação Cultural, trabalhou em diversos eventos produzidos e organizados pela mesma: Janelas para a ComUnidade, Projeto ComUnidade, várias edições do Festival do Outono Quente, e outros eventos, onde se debruçou maioritariamente pela elaboração de planos de comunicação, monitoramento das redes sociais e contacto com os órgãos de comunicação social. Trabalhou como duente na Aldeia Natal 2015.
É membro de grupos musicais desde os seus 7 anos de idade.
Terminou o curso experimental de Inglês na Wall Street English, em que o nível de Inglês atribuído pela escola foi Upperwaystage III.
Colaboradora efetiva do SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) no Continente de Viseu.
Membro dos órgãos sociais da Zunzum Associação Cultural deste 2017.


Paulo Carrilho


Licenciado em Enfermagem desde 1990, a exercer funções como enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E.P.E.. Em 2004, integra o Grupo de Teatro VITEOTONIUS. Estreia-se como actor em 2005, na peça “A Boda”, de Bertolt Brech, pertencendo ao elenco de diversos espectáculos, tais como: “Pathelin”, de Anónimo francês séc. XV; “Constantino, Marquês de Carabáz”; “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, com encenações de Fraga e de “Polichinelo”, encenado por Mariana Veloso. Nos últimos dois anos, em colaboração estreita com a Zunzum A. C., tem sido actor permanente nas suas obras teatrais e animações. Actualmente, faz parte dos Orgãos Sociais da Federação Portuguesa de Teatro e da Zunzum A. C.


Pedro Sousa


Estudou Gestão e Desenvolvimento Social na Universidade Católica Portuguesa – Polo de Viseu. Trabalhou nas áreas de Gestão, Publicidade e Marketing. Consultor na área de Gestão e implementação de Projetos é também autor de livros e textos diversos. Neste momento faz parte dos quadros da Zunzum – AC, nas áreas de comunicação, dramaturgia e projetos.


Roger Bento


Licenciado em Animação Cultural e Mestre em Animação Artistica pela Escola Superior de Educação de Viseu. Colaborador da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu como Ajudante de Ação Direta prestando serviços de cuidados e apoio e participando no desenvolvimento de atividades de cariz lúdico desportivas, bem como na dinamização de atividades de expressão integradas.

Professor do Curso Profissional de Animador Sociocultural, na disciplina Área de Expressões e em Animação Sociocultural na Escola Secundária de Viriato – Viseu nos anos 2010/2011 e 2011/2012. Tem vasta experiência associativa e formação artística.


Rui Pêva


Formação académica no domínio das Artes do Espetáculo: licenciatura em Animação Cultural e mestrando em Animação Artística em fase de implementação de projeto sobre o contributo das atividades performativas para o (re)valorização do património cultural de Viseu na concepção de um espetáculo teatral.

Presidente da Direção da Zunzum A.C. desde 2014. Desde 2009, integra a equipa da Zunzum com funções ao nível da gestão, produção, criação de projetos e interpretação. Desenvolve sessões de Expressão Dramática para crianças do Pré Escolar e atividades de promoção do livro e da leitura na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo desde 2011.