Alberto Costa


É Animador Cultural na APPACDM Viseu desde 1992. É o responsavel pelo núcleo de animação desta organização, tendo em 1996 criado o Grupo de Teatro Pimpampum.

Participou em vários espectáculos/projectos de teatro como actor. Foi elemento da direção do Cine Clube de Viseu. Colabora com a Zunzum A.C. desde 2014, fazendo parte do corpo artistico.


Ana Morgado


Licenciada em Professores do 1º CEB e especializada em Animação Sociocultural tem formação em dança e teatro, áreas onde tem desenvolvido diferentes projetos.

Professora de Expressões e instrutora de fitness, dedica-se também às terapias. Colabora com a Zunzum desde 2010 em projetos de teatro e animação cultural como intérprete.


André Cardoso


Licenciado em Ensino de Música, na área vocacional de Guitarra Clássica pela Universidade de Aveiro. Lecciona no Conservatório Regional de Música de Viseu desde 2006. Artisticamente apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Participa em variados projectos de Teatro, Dança e Música. Fundador e membro da direcção artística da Zunzum A.C. desde 2007. Programador do festival ‘Outono Quente’ desde a sua génese. Ganhou o ‘Prémio Zeca Afonso’ – 2009, no Festival Cantar Abril e o ‘Prémio Adriano Correia de Oliveira’, em 2014.


André Ferreira


André Ferreira licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu. Profissionalmente, está ligado às áreas performativas como a animação de rua/eventos, performances e teatro; realiza trabalhos de fotografia e vídeo em freelance. Iniciou o trabalho como ator amador em 2008 data da primeira participação no Festival de Teatro Jovem em Viseu, no qual já arrecadou um prémio de melhor peça de sua autoria em 2013, participou em diversos espetáculos de teatro, de rua, curtas-metragens e como figurante num filme de António Pedro Vasconcelos.

Colabora desde 2009 com uma Associção Cultural em Lordosa no Distrito de Viseu nomeadamente no Departamento Cultural onde elabora projetos variados. Colabora com a ZunZum desde 2013 como ator e animador.


Carlos Cruchinho


Licenciado em Ensino do Português, História e Ciências Sociais pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Pós-graduação em Administração Educacional e Gestão Escolar pela Escola Superior de Educação de Viseu. Docente no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades desde 2012.

Desde 2001 tem frequentado workshops no âmbito da expressão dramática e na arte de representar. Participa regularmente em projetos teatrais como ator ou figurante. Elemento co-fundador do Grupo de Teatro Molhe de Grelos.


Carlos Figueiredo


Licenciado em Engenharia Física e Doutorado em Media Digitais (2014). Colaborador da Zunzum desde 2012 nos domínios da inovação, gestão e modelo organizacional. Tem uma forte experiência profissional e académica em vários ambientes multiculturais, nomeadamente em Portugal, EUA, Alemanha, Irlanda, Marrocos e Itália, nomeadamente no domínio dos digital media e das áreas de gestão de Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I&DI), gestão empresarial e de equipas multidisciplinares. Fundador da “Edit on Web – Edição de Ciência e Cultura” (2003-2010). Atualmente é gestor de projetos de I&DI na TOMI World.


Daniela Fernandes


Licenciada em Animação Cultural (2009), Pós-Graduada em Arte, Design e Multimédia (2014), orientou os seus estudos teóricos e práticos para as artes da Performance de Rua e cenografia e Figurinos. É assistente de sala no Teatro Viriato desde 2006. Foi formadora de unidades de curta duração do módulo Animação de Bibliotecas na escola Secundária de Oliveira do Hospital (2010). Foi responsável pela criação e produção da performance Multissensorial Era uma vez (2015). Freelancer nas áreas de animação e designer. Formadora parcial de expressões artísticas na APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (2015). Desde de 2011 que tem desenvolvido vários trabalhos de Animação, criação de figurinos e cenografia com a Zunzum-ac, onde atualmente é colaboradora e desempenha essencialmente a função de produtora geral.


David Silva


Terminou o curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos em 2013, e concluiu do Curso Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos em 2015.

Frequenta a Licenciatura em Engenharia Informática desde 2015. Gestor do domínio zunzum-ac.pt, colabora numa plataforma de promoção da Zunzum A.C. no ramo da Informática desde 2012.


Lia Cruz


Lia Fabíola Cruz, nascida a 22 de Junho de 1981, frequentou o curso de Teatro – Interpretação, na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), tendo trabalhado enquanto actriz, com encenadores como, Rafaela Santos, Gisela Cañamero, Carlos Clara Gomes, Geoff Beal e Howard Gayton, João Mota, Nuno Cardoso, Fernando Mora Ramos, entre outros. Participou em diversos projectos de dança e teatro com a comunidade, através do Teatro Viriato, entre outros, “Caruma” de Madalena Vitorino” e “ Nós, este é o meu corpo”, de André Mesquita. Enquanto performer, integrou o projeto performativo “A Rua Direita que Finalmente se Entorta” inserido no Festival de Artes – Viseu A. Recentemente colaborou, na qualidade de formadora em expressão dramática, no projecto “Investir na Capacidade” com o Agrupamento de Escolas de Nelas e orientou o workshop de expressão dramática “ Pensar o Objecto” na Escola Lugar Presente, com a qual colabora pontualmente.


Márcia Leite


Formação inicial como Professora do Ensino Básico – variante Matemática e Ciências da Natureza e Mestrado em Animação Artística.

Desde 1991 que está ligada ao associativismo e à criação artística. Em 2009, integra a equipa da Zunzum como dirigente associativa e a nível da gestão, produção, criação e projetos com a comunidade. Também é docente na Escola Profissional de Torredeita do curso de Animação Sociocultural desde 2013|2014).


Mariana Veloso


Formação académica no domínio das Artes do Espetáculo: Licenciatura em Animação Cultural e Mestrado em Animação Artística. Experiência profissional em gestão, produção e criação artística na Zunzum – Associação Cultural desde 2010.

Dirigente Associativa da Zunzum – Associação Cultural desde 2010. Docente do Departamento de Comunicação e Artes da ESEV do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) desde o ano letivo 2011/2012.


Patrick


Concluiu o curso profissional de Técnico de Informática e Gestão (Nível 4) na Escola Secundária de Seia no ano de 2014, e neste momento frequenta o 2º ano da Licenciatura de Animação Cultural na Escola Superior de Educação de Viseu.

Aprendiz na área da Animação Cultural, tem participado nalguns projetos para poder enriquecer a sua experiência pessoal e profissional, sendo um rapaz empenhado, humilde, simpático e simples.


Paulo Carrilho


Licenciado em Enfermagem desde 1990, a exercer funções como enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E.P.E.. Em 2004, integra o Grupo de Teatro VITEOTONIUS. Estreia-se como actor em 2005, na peça “A Boda”, de Bertolt Brech, pertencendo ao elenco de diversos espectáculos, tais como: “Pathelin”, de Anónimo francês séc. XV; “Constantino, Marquês de Carabáz”; “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, com encenações de Fraga e de “Polichinelo”, encenado por Mariana Veloso. Nos últimos dois anos, em colaboração estreita com a Zunzum A. C., tem sido actor permanente nas suas obras teatrais e animações. Actualmente, faz parte dos Orgãos Sociais da Federação Portuguesa de Teatro e da Zunzum A. C.


Roger Bento


Licenciado em Animação Cultural e Mestre em Animação Artistica pela Escola Superior de Educação de Viseu. Colaborador da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu como Ajudante de Ação Direta prestando serviços de cuidados e apoio e participando no desenvolvimento de atividades de cariz lúdico desportivas, bem como na dinamização de atividades de expressão integradas.

Professor do Curso Profissional de Animador Sociocultural, na disciplina Área de Expressões e em Animação Sociocultural na Escola Secundária de Viriato – Viseu nos anos 2010/2011 e 2011/2012. Tem vasta experiência associativa e formação artística.


Rui Pêva


Formação académica no domínio das Artes do Espetáculo: licenciatura em Animação Cultural e mestrando em Animação Artística em fase de implementação de projeto sobre o contributo das atividades performativas para o (re)valorização do património cultural de Viseu na concepção de um espetáculo teatral.

Presidente da Direção da Zunzum A.C. desde 2014. Desde 2009, integra a equipa da Zunzum com funções ao nível da gestão, produção, criação de projetos e interpretação. Desenvolve sessões de Expressão Dramática para crianças do Pré Escolar e atividades de promoção do livro e da leitura na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo desde 2011.