Alberto Costa


É Animador Cultural na APPACDM Viseu desde 1992. É o responsavel pelo núcleo de animação desta organização, tendo em 1996 criado o Grupo de Teatro Pimpampum.

Participou em vários espectáculos/projectos de teatro como actor. Foi elemento da direção do Cine Clube de Viseu. Colabora com a Zunzum A.C. desde 2014, fazendo parte do corpo artistico.


Daniela Fernandes


Licenciada em Animação Cultural (2009), Pós-Graduada em Arte, Design e Multimédia (2014), orientou os seus estudos teóricos e práticos para as artes da Performance de Rua e cenografia e Figurinos. É assistente de sala no Teatro Viriato desde 2006. Foi formadora de unidades de curta duração do módulo Animação de Bibliotecas na escola Secundária de Oliveira do Hospital (2010). Foi responsável pela criação e produção da performance Multissensorial Era uma vez (2015). Freelancer nas áreas de animação e designer. Formadora parcial de expressões artísticas na APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (2015). Desde de 2011 que tem desenvolvido vários trabalhos de Animação, criação de figurinos e cenografia com a Zunzum-ac, onde atualmente é colaboradora e desempenha essencialmente a função de produtora geral.


Diana Almeida


Licenciada em Artes Plásticas e Multimédia pela Escola Superior de Educação de Viseu. Com experiência em Fotografia e captura e edição de video, estagiou durante 1 ano no José D’Oliveira Fotografia. Colaboradora da Zunzum – Associação Cultural prestando serviços de fotografia e Captura de video e membro vogal da Direção.


Isabel Costa


Licenciada em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu (2010). No projeto de estágio curricular, na peça de teatro “Aldeia dos Insetos”, recebeu o prémio de “Melhor Intérprete Feminina, no Festival de Teatro de Viseu (2009). Em 2012 participou pela primeira vez como intérprete, na Zunzum no Projeto “Amá-la com estórias… da beira”. De 2013 a 2016 partiu com a família para um desafio em Luanda, onde trabalhou num Centro Infantil, desenvolvendo também projetos de animação e expressão dramática.
Desde 2017 que tem vindo a colaborar de forma mais ativa com a Zunzum em animações, espetáculos de teatro, oficinas e produção de diferentes projetos. Professora de expressão dramática no município de Tondela.


Jorge Justo


Licenciado em Professor do 2º CEB, na variante de EVT e Pós-graduado em Animação Artística tem repartido a sua vida entre a leccionação, a criação, ensaio e apresentação de projectos teatrais, musicais e de animação. Presentemente no teatro colabora com a Zunzum – Associaçao Cultural como actor e encenador, e desempenha funções de encenador e director artístico no Teatro Hábitos – Associação cultural. Na música, integra o projecto de música portuguesa Alma do Luso como guitarrista, compositor e intérprete.


Márcia Leite


Nasceu em Belo Horizonte, Brasil (1974). Desde os seus 10 anos, quando fez de Capuchinho Vermelho, ainda no Brasil, o teatro entrou e faz parte da sua vida. Em 1992, integra o Grupo Nós de Viseu, grupo de teatro de fantoches e performance. O seu percurso levou-a ao ensino (sua outra paixão) da Matemática e Ciências da Natureza (2005-2012), nunca deixando o teatro, a arte e a cultura. Em 2012, realizou o mestrado em Artes Performativas na ESEV, cujo projeto final foi o mote para o desenvolvimento de vários trabalhos com a comunidade – “Criação Artística Multidisciplinar ‘Projeto ComUnidade’”. Desde 2009 integra a equipa da Zunzum Associação Cultural desempenhando diferentes papéis, desde a criação, interpretação, direção e produção, em especial os projetos com e para a comunidade. Foi Professora das disciplinas de Animação Sociocultural e Área de Expressões, na Escola Profissional Torredeita, no curso de Animador Sociocultural (2013-2019). E atualmente, é Professora convidada da Escola Superior de Educação, nas disciplinas de Drama, Expressões Integradas e Projetos, nos cursos de Animação Cultural, Artes da Performance Criativa e Professores do Ensino Básico.


Marlene Ferreira


Licenciada em Publicidade e Relações Públicas e aluna de Mestrado em Comunicação Aplicada na Escola Superior de Educação de Viseu. Vasta experiência comunicacional e organizacional, adquirida ao longo dos estudos e estágios realizados


Norberto Gonçalves


Licenciatura no Curso de Gestão de empresas da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Técnico Oficial de Contas inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas com o número 61642, Sócio gerente e TOC responsável da empresa Norberto Gonçalves, Unipessoal, Lda.


Patrícia Santos


Licenciada em Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu. Fez o seu estágio curricular na Zunzum Associação Cultural em 2015, onde colabora desde então nas áreas de comunicação e organização de eventos. Colabora também com a Associação Cultural em Rio de Loba na área cultural. É também colaboradora efetiva do SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) no Continente de Viseu. Membro dos órgãos sociais da Zunzum – AC deste 2017.


Paulo Carrilho


Licenciado em Enfermagem desde 1990, a exercer funções como enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E.P.E.. Em 2004, integra o Grupo de Teatro VITEOTONIUS. Estreia-se como actor em 2005, na peça “A Boda”, de Bertolt Brech, pertencendo ao elenco de diversos espectáculos, tais como: “Pathelin”, de Anónimo francês séc. XV; “Constantino, Marquês de Carabáz”; “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, com encenações de Fraga e de “Polichinelo”, encenado por Mariana Veloso. Nos últimos dois anos, em colaboração estreita com a Zunzum A. C., tem sido actor permanente nas suas obras teatrais e animações. Actualmente, faz parte dos Orgãos Sociais da Federação Portuguesa de Teatro e da Zunzum A. C.


Pedro Araújo


Pedro Araújo, de Viseu, Portugal, é licenciado em Artes Plásticas e Multimédia pela Escola Superior de Educação de Viseu (IPV), e tem por gosto as áreas de ilustração, animação 2D e design gráfico, onde trabalha como freelancer. Como ferramentas de trabalho digitais, usa apenas software livre.
Atualmente colabora com a Zunzum – Associação Cultural na área de imagem e design, onde fez o material gráfico para a 7ª Edição do Outono Quente e para vários dos seus espetáculos, como o “Olhos de Peixe”, “The Golden Ticket – Projeto ComUnidade.8ª Edição”, “Panela de Ferro”, entre outros. Também criou a imagem para cartaz do espetáculo “Robertos” do Teatro e Marionetas de Mandrágora e outros trabalhos relacionados com design gráfico, animação e paginação.


Roger Bento


Licenciado em Animação Cultural e Mestre em Animação Artistica pela Escola Superior de Educação de Viseu. Colaborador da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu como Ajudante de Ação Direta prestando serviços de cuidados e apoio e participando no desenvolvimento de atividades de cariz lúdico desportivas, bem como na dinamização de atividades de expressão integradas.

Professor do Curso Profissional de Animador Sociocultural, na disciplina Área de Expressões e em Animação Sociocultural na Escola Secundária de Viriato – Viseu nos anos 2010/2011 e 2011/2012. Tem vasta experiência associativa e formação artística.


Rui Pêva


Formação académica no domínio das Artes do Espetáculo: licenciatura em Animação Cultural e mestrando em Animação Artística em fase de implementação de projeto sobre o contributo das atividades performativas para o (re)valorização do património cultural de Viseu na concepção de um espetáculo teatral.

Presidente da Direção da Zunzum A.C. desde 2014. Desde 2009, integra a equipa da Zunzum com funções ao nível da gestão, produção, criação de projetos e interpretação. Desenvolve sessões de Expressão Dramática para crianças do Pré Escolar e atividades de promoção do livro e da leitura na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo desde 2011.